segunda-feira, 21 de maio de 2012

O LIVRO ILUSTRADO

Ao lermos um livro para nossas crianças, nossa intenção não deve ser de que iremos encenar, ou desenvolvermos uma performance artística, mais que iremos fazer uma leitura.


E LER é LER.Com pontos, com vírgulas, com pausas, sejam maiores ou menores, sinais de interrogação ou exclamação.

É transpassar de forma entendível o que o texto esta dizendo.
Este posicionamento é importante para que desde pequenos eles possam se familiarizar com ambientes distintos de leitura. E que possam ser críticos, escolhendo assim qual a melhor hora pra cada coisa. 

O Livro ilustrado nos traz isso. Já que são textos que articulam textos e imagens.

É um artifício para que possamos prestar mais atenção ao estamos lendo já que até nossa forma de manusear um livro ilustrado aos lermos para o outro é diferente. 


Em nossa aula de Literatura infantil do dia 16 de maio passado pudemos ter acesso há alguns livros feitos por alunos de nossa professora, na época, muito interessantes, já que eles foram feitos pelas próprias crianças. Elas criaram as histórias assim com suas ilustrações, não sozinhas, com ajuda dos adultos. Mais foi uma forma bem interessante de exercitar suas mão de obras e sua imaginações. Articulando as histórias, as suas gravuras.


Nos mostrando que é uma maneira muito legal e criativa para trabalharmos com nossas crianças.


E trazemos com indicação de leitura, ONDE VIVEM OS MONSTROS de Maurice Sendak


http://epoca.globo.com/edic/598/598_epoca_trecho_onde_vivem_os_monstros.pdf -Neste endereço você degustará uma pouco desta obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário