quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Espaços de leitura

A compreensão do ato de ler é complexa e exige articulação com muitos aspectos linguísticos, cognitivos, socioculturais imbricados no processo de construção de sentidos. A leitura deve ter caráter existencial, não deve ser um ato meramente técnico, esvaziado de sentidos.
Segundo nossa opinião, podemos apresentar alguns elementos essenciais à prática da leitura:
1) Singularidade – a leitura particulariza o sujeito.

2) Alteridade – a leitura colabora na construção do sujeito como um outro, sua maneira de se relacionar com o outro, e auxilia na formação de vínculos.
3) Identidade – a leitura possui papel fundamental na constituição da noção de pertencimento do sujeito ao grupo social.
4) Tempo – o tempo dedicado à leitura tem dimensão social e individual e significação para a constituição de uma forma particular de o sujeito significar o mundo.
5) Leitura e Classe Social – classes sociais distintas imputam diferentes valores à leitura.
6) Leitura, Informação e Conhecimento – leitura é ferramenta útil ao trabalho, ao desenvolvimento profissional, ao acesso à informação, à construção do conhecimento, portanto, ligada à questão econômica e à luta pela inserção social.
7) Instituições de Leitura – constituem elementos essenciais para a consolidação do leitor.
8) Espaço de Leitura – mostra a relação do leitor com os espaços e suas dimensões.



Diante dos elementos expostos uma criança lerá um livro e sonhará com todas aquelas palavras cheias de cores, sabores, perfumes e sentimentos, sonharão com as mil possibilidades de conquistas, aventuras e atos heroicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário